Ministério de Mulheres, de Gloria Furman e Kathleen Nielson #13

Necessário e abrangente

Lançamento da Editora Fiel do mês de março desse ano (2016), Ministério de Mulheres, antes de mais nada é um belo livro – capa, arte gráfica, fonte… – tudo impecável (exceto por uns erros de revisão aqui ou ali). Quando li o título “Ministério de Mulheres” confesso que ficou meio vago pra mim, o subtítulo ajuda: Amando e servindo a Igreja por meio da Palavra. Porém o que melhor expressa sobre o que é esse livro é uma frase que está em sua contracapa: Um guia prático para um ministério de mulheres centrado na Palavra. É isso.

O homem e a mulher desde a queda no Éden tem uma tendência a se distanciar da Palavra de Deus. Assim, nenhum ministério na igreja está isento da tentação de focar mais nas necessidades e desejos humanos do que na provisão de Deus em revelar-se a si mesmo a nós. O ministério das mulheres na igreja, em particular, pode cair facilmente nessa tentação, em vez de o foco ser mulheres se reunindo para ouvir e seguir a voz de Deus, pode tornar-se em algo “sobre mulheres”. Nesse contexto, Gloria Furman e Kathleen Nielson juntamente com outras autoras buscaram através da convicção bíblica demonstrar que um ministério proveitoso de mulheres deve ser fundamentado na Palavra de Deus, crescer no contexto do povo de Deus e ter por objetivo a glória de Cristo.

O livro é dividido em quatro partes: O Coração do ministério de mulheres; Contextos para o ministério de mulheres; Questões do ministério de mulheres; e O objetivo do ministério de mulheres. Esse livro é um guia prático para as mulheres e para a igreja de modo geral, mas ele não oferece uma fórmula ou um método pronto. A obra reuni na verdade, vários testemunhos de mulheres que estão envolvidas ministerialmente e que falam a partir de sua experiência como são numerosas as possibilidades de trabalhos entre mulheres na igreja local, no mundo ao nosso redor ou em missões transculturais.

O primeiro capítulo (A Palavra no centro: ouvindo Deus falar) escrito pela Kathleen Nielson, é o meu favorito. A partir de Isaías 55, ela leva o leitor a meditar que a bíblia não somente contém a palavra de Deus, mas é a Palavra de Deus, bela e poderosa, que sustenta as nossas vidas. A Palavra simplesmente é uma questão de vida ou morte, devemos então, ser moldados por ela e esforçar-nos por levar a boa notícia ao conhecimento de tantos quanto possível.

Outro ponto alto do livro, é a distinção dos papéis de homem e mulher na família e na igreja que Claire Smith traça. Em tempos como os nossos, em que amplia-se a discussão sobre gêneros, é muito importante que a nossa resposta sobre isso seja fundamentada nas Escrituras: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)

Gostei muito também do que as autoras fizeram no capítulo sete (Mais velhas e mais jovens: levando Tito a sério), ele é composto de cartas. Susan Hunt, representando a geração mais velha escreve uma carta para Kristie Anyabwille representante da geração mais nova, que também escreve uma carta para Susan. O capítulo ainda contém a resposta das cartas de uma para outra – muito legal.

Achei o livro sensacional. Será uma fonte útil de consulta pra mim e ocasionalmente alvo de releitura. Fiquei muito feliz em saber que um conteúdo tão bom e relevante está disponível no Brasil [palmas para a Editora Fiel!]. Recomendo muito para todos aqueles (mulheres e homens também) que amam a Igreja de Cristo e anseiam por participar da expansão do evangelho por todas as nações.


+INFO Livro: Ministério de Mulheres: amando e servindo a igreja por meio da palavra | Autoras: Gloria Furman, Kathleen Nielson e outras | Título original: Word-Filled Womens´s Ministry | Editora Fiel, 2016 | 360 páginas

Nota: 5/5

Encontre aqui: Editora, Amazon

Participe do meu Canal do Telegram

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s