Quebra de Confiança de Harlan Coben #91

Meu 2021 até aqui tem sido de muitas leituras não ficcionais. Estudo, demanda de trabalho (lê-se o novo livro que estou escrevendo). Meu interesse de forma geral está focado atualmente na não ficção, na realidade.

Mas verdade é que o excesso de realidade cansa e, por isso não hesitei em participar do projeto literário proposto pelo Rudi referente a esse autor de romances policiais.

Romance policial é um gênero literário que eu gosto muito, mas leio pouco. Conhecia o autor? Não conhecia. Mas confio nas indicações do Rudi – que até aqui não me decepcionaram (só com um conto do Murakami, assunto para outro momento).

Sobre o livro, vamos lá. Quebra de Confiança foi publicado pela primeira vez em 1995 e é o primeiro do Harlan Coben sobre esse tal detetive/investigador: Myron Bolitar.

Sobre o enredo, não acho muito sentido saber caso você não tiver lido o livro, eu nem leio sinopses de livros policiais, para mim perde totalmente a graça… então, só vou dar minha opinião geral:

A narrativa. Gostei da escrita, fluída e que segura o mistério até quase a última página. O humor sarcástico do autor também é bem marcante. Em resumo: divertida, aqui e lá faz pensar, e duas ou três vezes marquei um trechinho de efeito como esse:

“- Devemos tentar iluminar até mesmo os que preferem permanecer na escuridão.”

Os personagens principais, não gostei tanto. O legal do Myron é o narrador e não ele propriamente; e a mocinha não me convenceu (não consegui nem mesmo imaginá-la como a tal escritora). Porém, Win, é um personagem que me chamou atenção, que fiquei realmente com vontade de saber mais.

Sobre a temática central, a tal “quebra de confiança”, gostei muito como foi trabalhada em várias camadas. É bem o que compartilhei no instagram mais cedo: Quando A confia piamente em B (lê-se aqui, um pai, uma mãe, líder, marido, esposa, chefe etc) e B traí essa confiança, quebra essa confiança, os efeitos sobre A podem ser desastrosos. Todo e qualquer relacionamento tem seu nível de responsabilidade, é algo que a nossa geração tenta, mas é impossível de ignorar ou se esquivar.

E é isso. Seguirei participando do projeto, o que provavelmente me fará voltar aqui para falar mais das obras do autor. Até breve (ou não)!


+INFO | Livro: Quebra de Confiança | Autor: Harlan Coben (1962 – ) EUA | Publicado pela primeira vez em: 1995 | Edição lida: Arqueiro, 2011

Classificação: 4/5

Compre: Amazon

4 comentários em “Quebra de Confiança de Harlan Coben #91

  1. Oi Kelly, fico feliz que você gostou da experiência, eu li o primeiro que o autor escreveu, não sei se já viu meus comentários… mas não morri de amores hehe. O Win é um personagem interessante por ser uma pessoa com os dois pés bem firmados, um de cada lado da linha da moralidade, ansioso para chegar no livro dele…
    Sobre a Jéssica, eu gosto dela… por parte da série…. e o Myron adquire certa profundidade com o passar dos livros, mas já te aviso que você vai ler sobre a lesão no joelho em TODOS os livros que ele aparece hehe.

    Grande abraço

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu ultimamente tenho lido mais romances policiais e de suspense não só porque tenho muitos comprados para minha mãe, mas também por o ambiente opressivo do confinamento pedir- me obras de fuga à realidade.
    Não conhecia o autor, no suspense tenho lido Joël Dickers, Agatha Christie e Patricia Highsmith que são diferentes na forma.
    Anotei o nome dele.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s