BIBLIOTECA DA ANA: O Dom Criativo

Este livro foi-me oferecido em 2019 e recordo-me do meu estado de felicidade quando vi que o tinha em mãos. Notei que é inteiramente dedicado à expansão da cultura e com um foco filosófico da arte, tratando de temas que são essenciais e até discutidos nos dias de hoje, principalmente, dentro do contexto cristão. Mas, antes de começar a falar mais sobre o livro, deixo-vos aqui algumas curiosidades acerca do autor.

Henderick Roelof Rookmaaker (1922-1977) foi um escritor holandês, professor de Teoria da Arte, História da Arte, Filosofia e Religião. Converteu-se ao Cristianismo e, quando isso aconteceu, juntou-se a Francis Schaeffer (autor que já mencionei aqui). Tal como ele, Rookmaaker focou-se em falar das ambiguidades da arte e da fé entre os diversos artistas.

No que diz respeito a este livro, dividiu-o em três partes. E, mesmo que seja um livro pequeno, os assuntos são densos. Na primeira parte, mostra como todos temos uma visão deturpada da realidade e acabamos por viver de modo egoísta sem compreender o chamado que temos dentro da criação e da cultura. Usa exemplos – como Caim e Lameque, Set e Enoque – para descrever o comportamento errado e o correcto num mundo em ruínas. Assim como aponta o erro que todos cometemos em fazer associações como “Cristianismo e Política” ou “Cristianismo e a Arte”, trazendo a noção que toda a humanidade, com as suas diferentes crenças, tem a necessidade de contribuir para a cultura e para o desenvolvimento humano.

De seguida, mostra o perigo de tentar viver sem regras, mencionando a ameaça da relativização moral. Pois, ao vivermos em sociedade, somos e precisamos ser delimitados por normas para que haja o bem comum e um maior desenvolvimento da mesma. Sendo que a Arte faz parte das esferas da sociedade, então o foco é que ela seja usada de maneira proveitosa e que traga influência.

Quase a terminar, transmite a ideia de que um cristão bem engajado, inserido e conhecedor da sociedade tem uma facilidade bem maior de comunicar o evangelho. Deixando alguns exemplos de partilha do evangelho e outros anexos com quadros, fazendo a interpretação dos mesmos.

Em suma, indico para quem gosta de tudo o que tem a ver com cultura, arte, história ou filosofia. Até mesmo para quem pensa que não se identifica nada com o assunto. Tudo começa a partir do momento em que nos abrimos para novas perspectivas e temos muito bem discernido que podemos aprender e descobrir muito mais.

De resto, boas leituras!

Instagram Ana


+INFO: Livro: O Dom Criativo | Autor: Henderick Roelof Rookmaaker (1922-1977) | Editora Monergismo | 216 páginas

Compre: Amazon, Monergismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s