Sobre esse tempo de pandemia #2 (também uma lista)

Catalisadores da mudança

Na pandemia eu mudei – como comecei a contar no post anterior dessa série – ou melhor, o que está acontecendo comigo nesse tempo de pandemia é que eu estou mudando.

Essas mudanças são internas, mente e coração. Mas também externas: decisões, comportamentos, ações. Algo movendo-se de dentro para fora em contínuo.

Parando para refletir agora, percebo que tal movimento começou sim, no abrupto interromper da vida, na parada obrigatória da pandemia, mas principalmente por conta de alguns catalisadores. E o que tenho em mente quando digo “catalisadores” são alguns livros que li entre março de 2020 até agora. Claro, que nessa história também houveram impulsionadores não literários, mas é de páginas, frases e parágrafos, é da absorção e reflexão silenciosa, que quero falar aqui. E não vou conseguir falar de todos eles em um post só. Então, hoje, início uma série dentro da série.

Christians and Politics de Philip Yancey. Terminei a leitura em 14/04/2020.

Esse livro jogou um, não, alguns baldes de água fria em minhas paixões políticas. Sendo direta aqui, eu não sou de esquerda. Trazendo o contexto, desde 2014 e mais intensamente de 2018 para frente, eu estava consumindo diariamente e apaixonadamente notícias e mais notícias do mundo – podre e esquisito – da política brasileira.

Yancey, me vez enxergar que é preciso escolher com sabedoria nossas batalhas. E eu me dei conta por mim mesma que essa coisa toda de política estava sugando minhas energias. Então eu parei, selecionei, estabeleci novos focos e comecei a somente observar de longe – nunca de perto do meu coração – o que ocorre em nosso país. Hoje tenho clareza: são poucas as batalhas que valem minha paixão, minha energia, minha vida.

Virtuosa de Nancy Wilson. Terminei a leitura em 27/06/2020.

Não foi um livro que eu gostei muito, mas que firmou uma palavra dentro de mim: VIRTUDE. Estabelecendo um sincero alvo: A BUSCA DE VIRTUDE.

Desenvolvimento pessoal para mim desde junho de 2020 é alcançar o inalcançável, mas na esperança em Cristo: uma vida virtuosa, uma vida eterna que já começou.

Que outras qualidades eu desejaria ter? Se não as concedidas pelo poder do próprio Deus em mim.

Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude,
pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo,
e vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, a ciência,
e à ciência, a temperança, e à temperança, a paciência, e à paciência, a piedade,
e à piedade, a fraternidade, e à fraternidade, o amor.
Porque, se em vós houver e aumentarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.
Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. (2 Pedro 1:3-10 ARC – grifo nosso)

Enquanto lia esse livro isolada em casa, tive a convicção da batalha, da luta que realmente eu precisava lutar e daquilo que valia muito a pena conquistar.

Ego Transformado de Timothy Keller. Terminei a leitura em 24/10/2020.

Uma das leituras mais importantes do ano passado e com certeza, da vida. Li na hora certa. No melhor ano, desses meus quase 33 anos, para ler e aprender sobre o ego.

Keller me disse coisas como: “Kelly, acorda! Você têm problemas com o seu ego.” “Seu ego é vazio, dolorido, atarefado e frágil.” “Kelly, você está em Cristo, o julgamento acabou!” “Kelly, o segredo é o auto esquecimento.” “Kelly, seja livre do temor dos homens em nome de Jesus.”

Percebo o mover da mudança que veio através dessa leitura até o momento. Todos os dias. Todo o tempo.

[…] Continua.

Meus textos da pandemia:
SOBRE ESSES DIAS DE QUARENTENA #1
SOBRE ESSES DIAS DE QUARENTENA #2
UM ANO DE PANDEMIA: TUDO DE NOVO
SOBRE ESSE TEMPO DE PANDEMIA #1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s