A Heroica Ousadia de Martinho Lutero de Steven Lawson #101

Finalizei a leitura há poucos dias, sem dúvida uma das melhores do ano. E antes de mais nada, preciso comentar uma constatação: a melhor maneira de começar a ler um livro é com as expectativas lá em baixo, se conseguires, sem expectativa nenhuma. Pois esse foi o caso.

Meu primeiro contato com essa série do Steven Lawson, “Um perfil de homens piedosos”, se deu em 2016. O volume dedicado a George Whitefield. Lembro que comecei a ler o livro logo após terminar a leitura da biografia de John Wesley escrita por Mateo Lelievre. E aí que foi uma decepção, fiquei com a impressão de ter gostado mais do perfil de Whitefield traçado por Lelievre do que o do Lawson. Sinceramente à época não pensava em voltar a série, mas que bom que fiz isso.

A Heroica Ousadia de Martinho Lutero foi publicado em 2013, inclusive aqui no Brasil; e tem como proposta traçar o perfil deste grande homem que foi Martinho Lutero, isso é, no que diz respeito a sua absurda coragem e ousadia na pregação da Palavra de Deus.

O livro é dividido em seis capítulos, todos bem robustos de conteúdo que se complementam entre si, resultando nessa obra, para mim surpreendente e muito relevante para o cenário evangélico brasileiro.

No primeiro capítulo, Steven Lawson apresenta um resumo da vida e obra, do importante legado de Lutero para história. No segundo, ele aborda a pregação de Lutero, a visão que ele tinha da Bíblia. No terceiro, ele destaca sete características da vida de estudo de Lutero, um capítulo interessantíssimo.

E chegamos ao quarto, chamado “Firme Compromisso com o Texto”, Lawson nos entrega um presente: uma visão geral da estrutura dos sermões de Lutero. Talvez o capítulo que eu mais tenha gostado. Há muito aqui para qualquer cristão refletir sobre as pregações que tem ouvido semanalmente; e também, para aqueles que têm a incumbência da pregação, não só esse capítulo, mas o livro como um todo poderá provocar muitas reflexões.

Por fim, o quinto e sexto capítulos, são dedicados a apontar ainda as características da pregação desse homem que abalou não somente a vida de pessoas, como da igreja, nações e culturas inteiras. Lawson diz assim na página 13: “Foi um movimento sem precedentes, um evento de longo alcance que alterou a história.” E na página 18 sobre esse monge agostiniano: “Esse corajoso reformador alemão tornou-se um dos maiores pregadores de sua época extraordinária. […] Lutero propagou a Palavra de Deus pelo continente europeu com a força de uma enorme tempestade elétrica. Os trovões e raios de sua exposição bíblica tiveram grande força na formação desse movimento.”

Ler e pensar sobre a Reforma Protestante é um exercício que tem abençoado muito a minha vida. Vivemos uma era muito difícil, são tantos escândalos, enganos, corrupção… tamanha obscuridade, que olhar para trás e investigar o que aconteceu ali em 1517 só tende a nos despertar para o que a mão invisível de Deus pode fazer em nosso tempo. A nos despertar para a grandiosidade da Revelação Especial de Deus, A Bíblia, e como essa deve ter um lugar central em nossas vidas cristãs, onde pequenas reformas podem acontecer todos os dias.


+INFO Livro: A heroica ousadia de Martinho Lutero | Autor: Steven Lawson (1951- ) | Ano publicação: 2013 | Tradução: Elizabeth Gomes | São Paulo: Editora Fiel, 2013 | 146 páginas

Classificação: 5/5

Encontre aqui: Amazon, Estante Virtual

Participe do meu Canal do Telegram

2 comentários em “A Heroica Ousadia de Martinho Lutero de Steven Lawson #101

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s